15 de agosto: N. S. da Glória com o Papa e os pobres

Milhares atenderam ao apelo da Comunidade de Santo Egídio e vão festejar juntos a “Assunta”. Quem for à Praça São Pedro, ou estiver ligado no Vatican News, poderá acompanhar ao vivo a oração do Angelus do Papa Francisco.

Em pleno verão, 15 de agosto é o tradicional feriado de 'ferragosto' na Itália

O dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora da Glória, 15 de agosto, é um tradicional feriado de verão em muitos países europeus. Com temperaturas tórridas, escolas fechadas, comércio e transporte reduzidos, muitos deixam as cidades e que tem a possibilidade, busca alívio ao calor perto do mar ou em colinas e montanhas.

Além dos trabalhadores que garantem serviços essenciais, permanecem nos grandes centros muitos pobres, migrantes, idosos e pessoas sós.

Em dezenas de cidades italianas, milhares deles atenderam ao apelo feito pela Comunidade de Santo Egídio e vão sair de suas casas, de norte a sul do país, e festejar juntos a “Assunta” na grande “Cocomerata (festa da melancia) da Integração”.

Pensando no futuro com responsabilidade

Nestes tempos em que episódios de intolerância, desconfiança, pessimismo e até agressividade contra estrangeiros estão se tornando comuns, a Comunidade quer recordar que “viver juntos é tradição e realidade na Itália”. Como exemplo, cita os tantos migrantes que trabalham como ajuda doméstica na casa dos italianos, cuidando de crianças e idosos.

Assim – apela a Comunidade – que esta festa de “Ferragosto” seja um modo de olhar ao futuro com responsabilidade: não ao medo, sim à integração e ao ‘viver juntos’ que garante a todos – italianos e migrantes – segurança e trabalho.

Fonte: Vaticano News

Comunidade Anuncia-Me

Somos leigos consagrados, nossa missão é anunciar o evangelho a toda criatura, alem do nosso projeto social Espaço Vida, visando a recuperação do ser humano como um todo.

Últimos Artigos

Faça um comentário