em Formação

É muito triste quando um grande líder de uma empresa, organização ou ministério morre e aqueles que se diziam discípulos destroem a identidade da instituição. Eles prometem honrar a memória, mas agem loucamente, mudando toda a visão e os objetivos da entidade. Quando lemos a Palavra de Deus, vemos que DEUS também tem esta preocupação.

Quando Elias se queixou, dizendo que já estava cansado, Deus disse que já havia escolhido outra pessoa para substituí-lo. Elias então, obedecendo à Palavra do SENHOR, ungiu Eliseu, um anônimo que estava na 12ª junta de bois. Mas, quem era Eliseu para ser notado? Porque Deus não escolheu outra pessoa? Deus o escolheu porque viu nele o caráter de um sucessor. Mesmo após a transladação de Elias para o Céu, Eliseu manteve a identidade, não mudou nada e nunca desrespeitou o seu líder Elias. Eliseu poderia ter pensado: Agora que Elias partiu, farei do meu jeito, porque eu não concordava com algumas coisas, mas como eu não era autoridade máxima, não podia mudar. Agora é a minha vez de mostrar que comigo a coisa é diferente e ai de quem achar ruim! Pelo contrário, Eliseu manteve a mesma identidade ministerial, com porção dobrada.

É tão verdade que grande parte dos milagres que Eliseu operou eram semelhantes aos milagres realizados por Elias. Lembra-se de Josué? Deus foi claro com ele: “Como fui com Moisés serei contigo… Se guardares os mandamentos que meu servo Moisés ordenou…”. Eu tentei contar quantas vezes Deus usou a expressão “Assim como foi com Moisés”, mas não consegui, pois foram muitas. Isso significa que DEUS estabeleceu um padrão e é este padrão que deve ser seguido. O discípulo pode até complementar, mas sem perder a identidade e os estatutos da fundação e matriz. Jesus é o maior líder de todos os tempos, ele também nos ensinou a obedecer aos estatutos da matriz: “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. João 14,11” Deus é tão zeloso pelos padrões da matriz que, muitas vezes, nas escrituras nós nos deparamos com repetições da lei. Todos os líderes de Israel tinham a obrigação de repeti-la a cada geração. Isso é ou não é um zelo para manter os padrões da matriz?

Só para reforçar, o nome Deuteronômio significa “repetição”. Antes de ascender aos Céus, Jesus disse para os seus discípulos continuarem aquilo que ele havia começado. Os discípulos tinham a missão de curar, expulsar demônios e pregar o Evangelho a toda criatura, porém, uma coisa me chama a atenção: a ordem de Jesus para que os discípulos recebessem o Espírito Santo. Porque receber o Espírito Santo? Porque o Espírito Santo vem da matriz e somente quem tem o Espírito Santo está habilitado a continuar o ide do SENHOR JESUS. Sem o Espírito Santo, Pedro não seria capaz de pregar para uma multidão de quase três mil pessoas, ainda mais por ser a sua primeira pregação. Sem o Espírito Santo, ele e João não seriam capazes de levantar um paralítico. Quem ensinou tudo isso para eles? A Matriz, O SENHOR JESUS, e, como certificado de aprendizado, eles receberam o Espírito Santo como credencial para executarem tudo, da mesma forma como aprenderam com o mestre! “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” (João 14,12) . Não adianta ter um bom mestre e não ter o “certificado de aprendizado”. O certificado não é um papel. O que demonstra que aprendemos é a forma como nos comportamos, e as pessoas reconhecem isso só de nos olhar. De que adianta ter um grande líder e, quanto este partir você mudar a identidade, a missão, a visão?

Os discípulos de Jesus permaneceram no mesmo propósito, de modo que começaram a ser chamados de cristãos, porque eles eram parecidos com Cristo. Talvez você esteja lendo este artigo e perceba que não tem sido em nada parecido com a Matriz, mas eu quero lhe dizer que você está recebendo a oportunidade de espalhar a Matriz por todos os lados. Quando você se torna um anunciador, como nós na Comunidade Anuncia-Me, você está nos ajudando a espalhar a verdadeira matriz (a Palavra de Deus) para milhares de pessoas, compartilhando a missão.. Você pode se tornar uma cópia perfeita da Matriz, se fizer o que Ele mandou: ir por todo o mundo e pregar… Mas eu não posso viajar para pregar a Palavra! Então, torne-se um pregador auxiliando, colaborando com aqueles que já estão fazendo isso. Ajude para que a matriz não seja perdida diante de tanta falsificação que há neste mundo. Como evangelizador associado na Obra Anuncia-Me, você exerce sua missão de pregador, mantendo a distribuição de um alimento sólido e eterno para milhares de pessoas.

Últimos Artigos
Comments
  • Antonio Juares Gross
    Responder

    Muita bom esse tema Henrique, Deus abençõe a sua missão de levar a palavra de Deus!

Faça um comentário