A 17ª Congregação geral do Sínodo Ordinário sobre a Família reuniu-se na manhã no último sábado (24/10) para a última leitura do Relatório Final antes da votação. Às 9h (horário local), o Santo Padre dirigiu sua palavra aos participantes e todos rezaram a Hora Terceira e ouviram a homilia do bispo de Bilbao (Espanha), Dom Mario Iceta Gavicagogeascoa.

Clique aqui e ouça o aúdio de Dom Raymundo Cardeal Damasceno de Assis

À tarde, no plenário, os padres sinodais vão optar por ‘placet’, ‘não placet’ ou ‘abstenção’ (aprovo, não aprovo ou me abstenho) na votação eletrônica dos 94 pontos do documento.

Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) é um dos Presidentes-delegados deste Sínodo e foi escolhido para presidir o último dia do encontro. Ouça-o, clicando acima.

“Para mim é uma grande satisfação e uma honra poder presidir a conclusão deste Sínodo dos Bispos sobre a Família. Neste dia, vamos votar o Relatório final dos nossos trabalhos, que organizados por uma comissão especial, e que agora é submetida à votação dos padres sinodais. Esta conclusão final será entregue ao Santo Padre para que ele possa fazer deste Relatório o que bem desejar. Ainda não sabemos se o Santo Padre o publicará ou se fará uma Exortação pós-sinodal. Ainda não temos informações concretas sobre isto, mas encerramos o nosso trabalho e podemos dizer que foi positivo. Tivemos um momento de escuta, um momento de diálogo sempre sobre a luz do Espírito Santo e ao mesmo tempo, chegamos a algumas conclusões”.

Resultados

“Creio que sai fortalecida a pastoral familiar, sai fortalecida a família como tal enquanto vocação dentro do desígnio de Deus sobre o matrimônio – uma vocação tão bela e tão sublime, que é a vocação fundada no amor uno, indissolúvel, aberto à vida, uma união fundada no amor de um homem e de uma mulher. Nós sabemos que ela é a base, o fundamento da sociedade e também da Igreja. Pela família passa também o futuro da humanidade e o futuro da Igreja também”.

Comunidade Anuncia-Me

Somos leigos consagrados, nossa missão é anunciar o evangelho a toda criatura, alem do nosso projeto social Espaço Vida, visando a recuperação do ser humano como um todo.

Últimos Artigos

Faça um comentário