Todos os males da sociedade, sejam financeiros, políticos, trabalhistas, escolares ou religiosos têm a sua origem no coração do homem. Sabemos como é o coração do homem: “ Nada mais ardiloso e irremediavelmente mau que o coração.” (Jer. 1,9). A instituição que Deus estabeleceu, ainda no jardim do Éden, que ajuntou duas pessoas em maneiras especificas para ser uma unidade é o que chamamos de família. O ambiente que é formado pelo amor exercitado entre todos da família cria o que chamamos de “o lar”. O lar tem suma importância na vida humana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar. Então, podemos dizer, como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo. Para atestar esta confirmação é primordial que nos atentemos sobre a educação das crianças, ou seja dos filhos, educar quer dizer semear e ajudar a implantação de princípios verdadeiros no coração dos filhos. A responsabilidade dos pais é de treinar e desenvolver estas verdades continuamente até que sejam enraizados no coração do filho ao ponto que sejam visíveis no comportamento e o raciocínio das ações dos filhos. Entrando no assunto de educação de filhos devemos entender o que basicamente ela é. Educação dos filhos é educação de almas.

O coração da criança é o alvo de educação. Se o coração de uma criança é treinado, as ações da vida de um adulto serão influenciadas Pelas ações de uma pessoa se conhece seu coração, “ O menino manifesta logo por seus atos se seu proceder será puro e reto” (Prov. 20,11). Por essa importância dada ao coração de uma pessoa a educação de filhos deve indicar o treinamento do coração, “ Guarda teu coração acima de todas as outras coisas por que dele brotam todas as fontes da vida.” (Prov. 4,23). Tomando por fundamento estas palavras podemos concluir que em um lar onde não se tem dialogo, compreensão, acolhida, carinho, correção fraterna, orientação, respeito,  amor, com certeza refletira na sociedade. Será que não é o que vemos nos dias de hoje?  Se queremos adolescentes, jovens, e adultos com responsabilidade, dignidade e caráter devemos voltar os nossos olhos para a educação dos filhos desde o inicio pois: “ Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. “ (Mateus 9, 16).

Comunidade Anuncia-Me

Somos leigos consagrados, nossa missão é anunciar o evangelho a toda criatura, alem do nosso projeto social Espaço Vida, visando a recuperação do ser humano como um todo.

Faça um comentário

Outras Formações