ser-feliz2Uma vez ouvi a seguinte frase: ‘relacionar-se é uma arte’. De acordo com o dicionário o termo arte vem do latim, e significa técnica-habilidade.  Sendo assim creio que a comparação é bem adequada pois convém dizer que relacionar-se é uma habilidade, que necessita ser por nós desenvolvida. Relacionar-se vai além do viver junto, morar na mesma casa, trabalhar no mesmo departamento, estudar na mesma sala, participar do mesmo grupo ou pastoral, relacionar-se é conviver com o outro e conviver bem, com nossos pais, filhos, namorados, etc…Precisamos prestar atenção em nossos relacionamentos, porque assim como nosso corpo dá sinais de que algo de errado esta acontecendo conosco, nossos relacionamentos dão sinais claros de que algo não está bem, maus relacionamentos geram em nós sofrimento, tristeza e infelicidade. Identificar os sinais de que o relacionamento não esta bem é essencial para cura da convivência e consequentemente para cura do coração e vivencia da felicidade.
Relacionamentos onde a forma de falar é áspera e fria, há muita irritação, intolerância e revolta, não há vontade de estar junto e nem esforço para estar perto, não há interesse pela opinião dos outros seus sonhos desejos e necessidades, o que antes unia hoje está sumindo, gritos, palavrões, ofensas, tristeza, falta de motivação, todos estes pontos e muitos outros são sinais claros de que algo não está bem. Mas qual a raiz? Todo fruto podre provem de uma raiz que não esta bem cuidada.  A falta de comunicação verdadeira e sincera, o perdão que não é dado, a magoa e o ressentimento guardado, a frustração não revelada, a desvalorização e rejeição, são as raízes dos relacionamentos abusivos e destrutivos que podem ter se iniciado assim ou começaram depois de algum tempo, que vão passar pelos pontos acima citados e tem grande chance de culminar na violência, separação, sofrimento e vão deixar marcas para vida toda.
Quer ser feliz em seu relacionamento com seus pais, namorado, amigos? Desenvolva a habilidade do bem conviver do bem relacionar-se: Olhe para o outro vendo o que há de bom em seu coração, mas antes disto Perdoe, não julgue e esteja próximo, perceba os sinais, recomece se preciso for, descubra seus valores e os valores dos outros, converse mais pessoalmente do que por redes sociais, reze, ame.   Vale a pena!  “Mesmo na cólera não pequeis, Não se ponha o sol sobre sua ira” Ef, 4, 26 ou seja, não deixe o dia acabar sem dar e pedir perdão, decida-se por viver e conviver, por dar ao outro o que gostaria de dessem a você, cobre menos, espere menos e ame mais, viva bem e seja feliz! Peça esta graça a Jesus.

erica-autor2

 

Comunidade Anuncia-Me

Somos leigos consagrados, nossa missão é anunciar o evangelho a toda criatura, alem do nosso projeto social Espaço Vida, visando a recuperação do ser humano como um todo.

Faça um comentário

Outras Formações