Debate sobre reforma da Cúria Romana prevê dois novos organismos

O Papa reúne-se entre hoje e quarta-feira com o conselho consultivo de cardeais (C9) que criou para o aconselharem na reforma da Cúria Romana.

A 14ª reunião do chamado ‘C9’ decorre à porta fechada, no Vaticano, e é a segunda em 2016.

Em fevereiro, foi apresentada ao Papa a proposta “final” do conselho sobre dois novos organismos na estrutura central de governo da Igreja Católica: as congregações para as áreas ‘Leigos, Família e Vida’ e ‘Justiça, Paz e Migrações’.

Os responsáveis apresentaram ainda relatórios sobre a reforma das finanças da Santa Sé e as atividades desenvolvidas neste campo.

A 27 de outubro de 2015, o Papa explicou numa carta sobre o processo de reforma da Cúria Romana que o Regulamento Geral da Cúria Romana e a Constituição Apostólica ‘Pastor Bonus’ estão em “pleno vigor”.

“Gostaria de reafirmar que este período de transição não é de modo algum um tempo de ‘vacatio legis’ [vacância da lei]”, escreveu Francisco numa missiva enviada ao Secretário de Estado do Vaticano.

Francisco assinalou também que a reforma de algumas estruturas da Cúria Romana “está a decorrer segundo o programa estabelecido” e é da responsabilidade do Conselho de Cardeais, por si instituído a 28 de setembro de 2013.

O Conselho dos Cardeais é coordenado por D. Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras) e composto por D. Pietro Parolin (secretário de Estado do Vaticano), D. Giuseppe Bertello (Governatorato vaticano), D. Francisco Javier Errazuriz Ossa (Chile), D. Osvald Gracias (Índia), D. Reinhard Marx (Alemanha), D. Laurent Monsengwo Pasinya (República Democrática do Congo), D. Sean O’Malley (EUA), D. George Pell (Austrália, prefeito da Secretaria para a Economia da Santa Sé); o secretário é o bispo de Albano (Itália), D. Marcello Semeraro.

 

Fonte: Agência Ecclesia

Comunidade Anuncia-Me

Somos leigos consagrados, nossa missão é anunciar o evangelho a toda criatura, alem do nosso projeto social Espaço Vida, visando a recuperação do ser humano como um todo.

Últimos Artigos

Faça um comentário