Os Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, conhecidos como Protomártires , podem ser canonizados em 2017, navinda do Papa Francisco ao Brasil. O anúncio foi feito pelo Arcebispo de Natal (RN), Dom Jaime Vieira Rocha.

O Arcebispo esteve em Roma e participou de uma audiência com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, no dia 27 de outubro.

“Desde agosto, vínhamos mantendo contato com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, que nos informou que o Papa pretende canonizar os Mártires mais antigos, não só os nossos, mas mártires de outras partes do mundo também”, afirmou Dom Jaime.

Ele informou que o Cardeal Amato lhe mostrou “um escrito do Papa pedindo que o processo de canonização fosse agilizado”.

A Arquidiocese começará a intensificar as providências solicitadas pelo Cardeal para a canonização dos Mártires Potiguares, em 2017.

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados por São João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, no ano 2000. Sua história remonta ao período em que holandeses calvinistas ocuparam territórios do nordeste do país, entre 1630 e 1654. Na época, quiseram obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo e proibiram a celebração da Santa Missa.

Nesse contexto que, em 1645, católicos do Engenho de Cunhaú foram martirizados durante a Celebração Eucarística, de maneira violenta. O caso voltou a se repetir em Uruaçu. Nesta ocasião, o camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas, mas, antes pôde gritar em alta voz: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”.

 

Comunidade Anuncia-Me

Somos leigos consagrados, nossa missão é anunciar o evangelho a toda criatura, alem do nosso projeto social Espaço Vida, visando a recuperação do ser humano como um todo.

Últimos Artigos

Faça um comentário