Projeto Social Espaço Vida

A Comunidade Anuncia-Me por acreditar num mundo melhor é mantenedora do Projeto Social Espaço Vida que tem como missão: incentivar e motivar as crianças e suas famílias na descoberta e vivencia de seus valores morais, cidadania, direitos e deveres e dignidade como ser humano e filhos de Deus.
Esta ação social teve seu início no ano de 2008, ao constatar a realidade do bairro e adjacências que, por estar distante da cidade, não possui um atendimento básico em suas necessidades, o que traz transtornos sociais e familiares aos moradores, que tem a Comunidade Anuncia-Me como referência para atender suas necessidades básicas, principalmente em relação às crianças que podem usufruir de um espaço adequado para o desenvolvimento de oficinas que os levam a uma valorização, autoestima e descoberta de novos horizontes, e suas famílias podem encontrar solução para diversos problemas que até então parecia impossível.
Nosso trabalho é de prevenção, vivendo o que diz a palavra: fazer o bem a quem não tem como retribuir. A prevenção e a construção de um futuro melhor com certeza beneficiar a não só as famílias e crianças e sim toda uma sociedade que poderá contar com novos homens e mulheres com dignidade, caráter e honradez.
O valor dispensado a prevenção é muito menor do que o que é dispensado à recuperação.
O Projeto é frequentado hoje por crianças e adolescentes de baixa renda na faixa etária de 06 a 15 anos dos bairros Pingo de Ouro, Bom Retiro, Parque das Garças, Bom Jardim, sendo único espaço aberto ao público na região e promovemos às crianças e aos adolescentes, oficinas de judô e artes e estendemos aos membros de suas famílias cursos de autoestima, capacitação social, momentos de oração e reflexão, palestras socioeducativas, artesanatos, entre outros.
.
Atividades realizadas no Projeto

Oficina de esportes

Judô – o trabalho físico nesse período teve o intuito de conseguir da criança e do adolescente, melhor postura corporal e o desenvolvimento de reflexos que venham equilibrar seus impulsos naturais. Visto sob o aspecto educativo, o judô restringiu-se a uma atividade bem orientada, recreativa-educacional. As atividades propostas nas aulas do judô foram de extrema importância, pois, além das técnicas e práticas, seus participantes aprenderam a ser disciplinados e respeitosos para com as pessoas que convivem.

 

Crianças em treinamento

Crianças em treinamento

 

Oficina de artes

Música – por meio de dinâmicas contribuímos para a reflexão, autocontrole, disciplina, raciocínio, socialização, postura, habilidade corporal, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades artísticas, buscamos desenvolver em casa integrante a inteligência, memória, organização de ideias, pensamentos, noção de espacialização, bem como propiciar a interação das crianças com o meio em que vivem.

Aula de música

Aula de música

 

Oficina de Artesanato
Há também a oficina de artesanato, um meio eficaz para aumentar a autoestima das famílias do Projeto Social, capacitando as mesmas para desenvolverem trabalhos artesanais, além de estabelecer um vínculo maior, facilitando o diálogo e integração familiares, crianças e comunidade.

Mães do Projeto em aula de artesanato

Mães do Projeto em aula de artesanato

 

Fortalecimento de vínculos
A oficina tem como prioridade estabelecer um vínculo necessário para discutir e ver possibilidades de melhoria para as crianças, a partir do ambiente familiar.

O Projeto conta com a presença de assistente social, psicóloga, monitores de judô, música, dança e artesanato.